quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Origem da viola caipira




A viola é o instrumento fundamental do "caipira”, pois suas cordas quando tocadas emite uma vibração ao ar. Serve para acompanhamento de canto e dança. Pode ser tocada só, executando solos, em dupla, ou para acompanhamento.
A entrada  da viola nos palcos e hoje nos auditórios das estações de rádio e televisão, foi mérito do saudoso folclorista paulista Cornélio Pires, que em 1910 organizou um programa de violas no palco da cidade de Tietê e pouco mais tarde, num festival em São Paulo, no então Mackenzie College.
Quando os portugueses  chegaram ao Brasil, ao lado do desejo de trabalhar para  povoar e colonizar as terras brasileiras, trouxeram também algo que encheria os momentos de lazer. As danças e os cantos camponeses, a viola, a rabeca, o adufe, o triângulo, a tarola, o culto a São Gonçalo, as Folias de Reis e do Divino Espírito Santo,. Na terra além-mar eles iriam viver e, as danças, cantos, cerimônias religiosas contribuíram para anular a nostalgia.
Não há dúvida que tenha sido introduzida pelos portugueses. Gabriel Soares de Souza, a ela se refere. Joaquim Ribeiro, no seu precioso "Folclore dos Bandeirantes" fala sobre a moda... e não há moda sem viola. ". Embora o violeiro dê preferência à feita à mão, economicamente se vê obrigado a comprar a industrializada. A viola caipira, é usada nas danças como o Fandango, Congadas, Folias de Reis e no Catira...
Basta haver amor por determinada coisa, para que o homem lhe empreste imediatamente certos atributos humanos. A viola, instrumento mais usado entre o povo do meio rural brasileiro, por isso mesmo padece das muitas doenças que atormentam o ser humano. A viola se resfria , pega quebranto......
As doenças da viola seriam provenientes desse antropomorfismo que lhe é atribuído pois tem braço, costas, boca, ilharga, orelhas (cravelhas), "cacunda", pestana,
O violeiro cuida da saúde de sua viola: contra quebranto, galhinho de arruda no seu interior, jogado boca a dentro em noite de 6a. feira, na primeira após a compra do instrumento; para ser um “bão” violeiros, é colocando um guizo de cascavel.dentro da viola E contra todos o mau olhado, nada melhor do que uma fita vermelha .E bom violeiro é sempre invejado! Tocar viola é uma coisa tão almejada que chegam a fazer pacto com o diabo na 6a. feira santa.
Quer ver violeiro contrariado, é um estranho tocar em sua viola ou pedir licença para "arranhar as cordas”. A mão de estranho "destempera" porque transmite eflúvios maléficos ao seu instrumento. . . é pior do que se "botasse mau olhado".
Há violas que se "constipam", isto é, que se resfriam só pelo fato de serem guardadas com as cordas encostadas á parede que lhe transmite umidade. Violeiro que se preza guarda a viola num saco e pendura na parede. À noite estando sozinha, sente frio, porque nas braços do violeiro, ela sente calor. Mas, há violas que precisam tomar sereno para ficar com boa voz, para "declarar bem". Outras, com o sol se arruinam e chegam a se "destripar", descolam o tampo dos aros: é a insolação.
Violeiro que se preza não carrega viola debaixo do braço e sim na mão, segurando-a pelo seu braço. "Viola é mulher, e quem sai com ela na rua, vai de braço dado. Violeirinho de meia pataca é que põe a viola debaixo do braço. O sovaco é lugar de encostar a muleta e não a viola". Viola carregada debaixo do braço fica reumática, não afina mais, fica mancando das cordas.
Embora o viola tenha lá suas doenças, é inegável o poder que ela possui para curar as doenças quando tocada em romarias para São Gonçalo do Amarante. A viola nas danças do santo português - padroeira dos violeiros, além de arrumar casamento para as moças que vão ficando para "tias", cura também reumatismo. Quem num cateretê "pisar nas cordas da viola", isto é seguir-lhe o ritmo, sem errar, jamais ficará doente dos pés, das pernas, nunca terá   varizes. E' portanto um preventivo maravilhoso que só os catireiros têm o privilégio de possuir.
Se por um lado há doenças da viola, por outro ela tem grande função medicinal. Ela cura as doenças, mata a saudade, elimina a tristeza,.,.E' por isso que "violeiro morre é de velho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário